Cortina para o banheiro: Como escolher o modelo mais adequado?
12 jan

Cortina para o banheiro: Como escolher o modelo mais adequado?

O banheiro da sua casa não precisa ser sem graça e mal decorado! Acredite! É possível ser ousado na decoração de um banheiro e deixá-lo com a cara dos moradores da casa, e nesses casos, uma bela cortina para o banheiro pode deixar qualquer ambiente mais bonito e moderno. Quer saber mais sobre o assunto? Veja as dicas que selecionamos para você!

Como escolher uma cortina para o banheiro

A primeira coisa que deve ficar claro é que estamos falando das cortinas para janela do banheiro, e não das cortinas para box. Nesses casos, as cortinas tem a função decorativa, ou seja, de deixar o ambiente mais bonito e aconchegante, e também são responsáveis por tirar a visibilidade interna.

Outra questão importante é a localização da janela. Ou seja, se a janela for dentro do box, onde estará mais exposta a água e produtos de beleza, talvez seja melhor não colocar uma cortina nesse local, já que a sua durabilidade será reduzida e ela ficará constantemente molhada, o que pode provocar a proliferação de fungos.

cortina para banheiro

Porém, se a sua janela não fica dentro do box, as cortinas são uma boa opção para compor o ambiente, sobretudo se a janela fica em cima da pia ou de uma banheira, por exemplo.

Em relação as estampas e cores, é muito comum vermos cortinas de cores claras nos banheiros, já que elas transmitem uma sensação de limpeza e higiene. Porém, se você está em busca de algo mais ousado, que tal optar por uma estampa marítima, com peixes, barcos e outros elementos? Fica lindo!

E no caso de banheiros pequenos?

É indiscutível que as pessoas estão cada vez mais optando por apartamentos, o que acaba limitando o espaço dos cômodos. Porém, uma boa decoração e a escolha acertada de determinados elementos, podem contribuir em fazer com o que o ambiente seja mais amplo e arejado. No caso dos banheiros, isso fica ainda mais evidente, já que geralmente eles são bem pequenos.

Porém, a boa notícia é que é possível ampliar o ambiente com alguns truques simples, tais como:

persiana para banheiro

Opte por um espelho grande

Os espelhos dão a impressão de que o espaço é maior, e isso vale para qualquer ambiente. Nos banheiros, prefira espelhos maiores e sem recortes, sendo que eles podem ser fixados em cima da pia – que é a maneira mais tradicional –  ou se você tiver um pouco mais de espaço pode optar por colocá-lo em outras paredes, por exemplo, um espelho de corpo inteiro.

Jamais escureça o ambiente

Ambientes escuros parecem menores e menos arejados. Por isso, se a ideia é ampliar o banheiro, você deve deixar a luz natural entrar e planejar um bom sistema de iluminação, com lâmpadas sobre os espelhos, por exemplo.

Sobre as cortinas para o banheiro, a nossa dica é usar tecidos mais leves e fluidos, que não impeçam a passagem de luz, mas sejam decorativos e contribuam para um ambiente mais bonito.

Evite colocar muitas coisas no banheiro

Se o ambiente está muito cheio de objetos, ele tende a parecer menor, não é mesmo? Por esse motivo você deve retirar do banheiro tudo que não é necessário. Outra dica é armazenar tudo em caixas, o que dá a impressão de que o ambiente é mais organizado.