Decorando com cortinas, persianas e papel de parede!
18 mar

Decorando com cortinas, persianas e papel de parede!

Uma das maiores dúvidas na hora de redecorar a casa é saber o que mudar sem gastar muito. Está sem ideia de como fazer? Não sabe o que mudar, onde e o que colocar? Repense seu modo de ver a decoração da sua casa. Esqueça as tintas! Invista em persianas decoradas, cortinas e papéis de parede. Separamos algumas dicas para facilitar sua busca na hora de comprar.

Como combinar o papel de parede com o espaço a ser mudado?

papel de parede para sala

Simples! Antes de comprar o papel de parede, leve em conta os outros itens de decoração e as cores já existentes no ambiente. Tenha em mente o cômodo que deseja mudar e as medidas da parede que será redecorada, para que não falte material.

Mesclar tons, como o preto e o branco é uma excelente maneira de deixar o ambiente limpo, sofisticado e bem decorado. Aposte nas mobílias, contrastando as cores, destacando pontos do cômodo e ampliando espaços.

Qual a melhor decoração para os quartos?

Temos vários tipos de quarto: casal, solteiro, hóspede, crianças, bebê, etc. E, para cada um, há uma decoração que mais combina com cada espaço.

No quarto de casal: aposte em cortinas de tecido ou a persiana romana (tem gomos que são recolhidos um a um). Opte também por papéis de parede detalhes como citações, frases românticas ou trechos músicas. Esses modelos garantem um clima romântico para os donos da casa;

No quarto das crianças menores: invista em cor e abuse do colorido nas mobílias. Teste uma parede com super-heróis, desenhos, mas mantenha a cama e guarda-roupas claros, dando destaque aos papéis de paredes. O uso de cortinas claras ou persianas é uma boa escolha para manter o quarto iluminado;

No quarto dos filhos maiores: aposte na cortina branca ou persiana de madeira, são modelos despojados que combinam os jovens. Para o papel de parede, um tom mais neutro garante mais leveza para o quarto;

No quarto de hóspedes: opte por deixar o ambiente claro, iluminado e que dê as seus convidados, a sensação de conforto, aconchego e calma. Um papel de parede de cores claras e com figuras em destaque, vai proporcionar segurança e o hóspede vai se sentir à vontade;

No quarto do bebê: o mais usual são as cores claras, suaves, alguns detalhes nos papéis de parede e nas cortinas como mamadeiras, desenhos de bebês, chupetas, coisas ligadas à maternidade e ao nascimento. Persianas coloridas é uma boa opção também.

Nesse caso, os borders – faixas decorativas –  também são muito utilizados, com detalhes de carrinhos, bonecas, ursinhos, que fica lindo e, caso queira chamam atenção para pontos desejados.
Independente dos quartos, uma boa opção de decoração é usar papéis de parede que destaquem os móveis. Como por exemplo, no quarto do casal, uma cor mais escura que chame a atenção para detalhes da cama, ou para os mais ousados, desenhos em 3D, mais abstratos, mais ricos em detalhes.

Dicas para melhor utilizar cortinas e persianas

Persianas e cortinas são peças funcionais, responsáveis por controlar a luminosidade do ambiente. Ambos são produtos usados separadamente, mas em conjunto também é uma excelente opção de decoração e não precisam combinar com o resto da decoração, mas devem ser discretas. Pra não errar, use sempre tons neutros.

Cortina chale tecido 7762 cor 02 2

De um lado temos as persianas, várias cores, tamanhos, texturas e materiais, que combinam com qualquer ambiente. São mais despojadas, simples que deixam qualquer cômodo moderno. Do outro, as cortinas, peças convencionais, de diversos tipos de tecido, cor, tamanho e deixam o ambiente sofisticado e elegante.

Escolher as persianas e cortinas exige uma pesquisa cuidadosa. Afinal, elas não são tão baratas e ficam por anos em nossa casa. Leia abaixo e evite um arrependimento!

Persiana Country Woods Piano 63

E então, cortina ou persiana?

Veja a seguir um comparativo entre as cortinas e persianas:

Cortina

Persiana

Deixa o ambiente mais clássico.

Deixa o ambiente mais moderno.

Suja mais fácil, mas a maioria pode ser lavada na máquina (verifique na etiqueta). Quanto mais liso for o tecido, menos acumula sujeira. Evite colocar em quarto de criança.

Os modelos em metal e tela solar podem ser limpos apenas com pano seco, mas depois de certo tempo, vão precisar de manutenção especializada.

Geralmente mais barata.

As persianas costumam ter um valor um pouco mais alto.

Tem muito mais opções e variedades, mas ocupa mais espaço.

Ideal em janelas e espaços pequenos, porque é menos volumosa e ocupa menos espaço.