Papel de parede adesivo: Transforme a sua decoração!
18 mar

Papel de parede adesivo: Transforme a sua decoração!

O papel de parede está invadindo a cada dos brasileiros, por ser uma maneira mais barata de repaginar sua casa, com uma ferramenta que, se aplicada corretamente, é de fácil remoção e não causa tanto dano à estrutura. Eles tem a capacidade de oferecer uma temática para o ambiente e fomentar uma identidade para o local. Sua versatilidade possibilita inclusive, a criação de mosaicos, um recurso que pode ser complicado e caro de se executar com azulejos normais.

Qual tipo de papel de parede adesivo aplicar em cada cômodo?

papel de parede adesivo

Banheiros

A primeira coisa a ser pensada na hora de escolher o papel adesivo ideal para um banheiro ou lavabo, é o material. Por ser um ambiente úmido e sujeito a vapor, recomenda-se o tipo vinílico, por sua resistência à água e maior durabilidade e facilidade de limpeza.

Geralmente, os banheiros são ambientes com pouca decoração, objetos mais simples e úteis. Por isso, o papel vem como uma forma de destacar este cômodo, então, abuse em adesivos de estampas diferentes, coloridas e apliquei em várias partes do banheiro. Como por exemplo, boxes (do lado externo), ao redor dos espelhos e é claro, nas paredes/azulejos.

papel de parede adesivo

Cozinhas

Na cozinha, comum aplicar os papéis adesivos nas metades das paredes, ou em uma só. Decida qual parede será o foco principal ou faça uso das áreas entre armários e bancadas com a aplicação de meia parede. Assim como o banheiro, a cozinha costuma ser um ambiente mais úmido, devido aos vapores, por isso, evite os papéis de parede adesivos feitos de celulose, pois são menos resistentes à umidade.

Home Office

É um dos pontos da casa mais a cara do dono. Portanto, liberte sua imaginação e procure papéis de parede que mais combinam com sua personalidade, seu trabalho, etc. Se trabalha com artes, design, ou mesmo como professor de escola primária, os adesivos coloridos, cheios de vida, movimento e figuras são os mais indicados. Se for seu trabalho for mais sério, opte por cores mais neutras, mas traga algum elemento que quebre na o monótono da decoração.

Hall e corredores

Nesta área a criatividade por ser usada em sua totalidade. É um espaço público da casa, no qual a sensação de conforto e de liberdade deve estar presentes. É nela que estão as fotos da família, redecore essa área aproveitando esses detalhes e objetos já existentes. Deixe-o colorido.

Sala de estar

Por ser um espaço de convívio comum, conheça os gostos de todos da casa e faça uma decoração que agrade a todos. No entanto, o uso de papéis texturizados, como os de tijolos e madeiras, são os mais comuns nesse tipo de ambiente. Atrás da televisão ou do sofá, o detalhe da figura dá charme e elegância e, ao mesmo tempo, um ar rústico e confortante.

Papel de Parede MP-61405

Para facilitar sua escolha, selecionamos algumas informações úteis sobre os adesivos:

  • No caso dos adesivos para azulejo, você pode escolher o tamanho que é mais adequado para a sua cozinha ou banheiro e pedir para serem cortados no tamanho solicitado;
  • Os adesivos pequenos e em kits são fáceis de serem aplicados. Já os maiores requerem maior atenção. Caso não tenha alguém apara ajudar, veja tutorias ensinando como aplicar;
  • Para a aplicação, use uma espátula, ou cartão de banco envolto em uma flanela. Passar um pano com álcool na superfície desejada e deixar secar por duas horas antes de aplicar;
  • Para limpar, use apenas pano úmido. Não esfregue demais para não danificar a imagem;
  • Geralmente, o adesivo pode ser retirado com facilidade e sem danificar a parede. Mas, caso sobre resíduo de cola, passe um pano molhado para limpar;
  • Onde aplicar o papel de parede adesivo: paredes com acabamento em massa corrida, paredes de gesso, vidros ou espelhos, teto, geladeira, superfícies de acrílico, azulejo e madeira lisa;
  • Onde não aplicar o papel de parede adesivo: Superfícies texturizadas ou propícias à infiltração, tecidos, tela de pintura, etc.
  • Adesivos para azulejo possuem uma camada de proteção que faz com que ele possa receber pequenas gotas de água sem danificá-lo.
  • Enjoou do adesivo? Pegue um secador de cabelo, jogue o ar quente sobre ele e o puxe devagar. Não use nada além, para que não danifique sua superfície. Depois disso é só passar um pano úmido com água e sabão neutro. Depois de usado uma vez, o papel de parede não pode ser reutilizado.